Naturopatia Dica do Mês Cursos de Formação e Pós-Graduação Perfil Profissional Fale com o Naturopata

 

Fereveiro/2012

Vez em quando o assunto Obesidade vira foco da mídia. Infelizmente a maioria das matérias que lemos trazem reportagens sobre produtos milagrosos e dietas mirabolantes. O que muitos não se atentam é que tais matérias normalmente são encomendadas por empresas interessadas na venda de seus produtos (alguns bem caros por sinal).
A obesidade tem muitas faces e muitas vezes o excesso de apetite decorre de desequilíbrio nutricional. Ou seja, um tratamento sério tem que passar por uma reeducação alimentar além de levar em conta outros fatores que podem estar influenciando no ganho de peso.
Entretanto, como a mídia tem bombardeado a população com oferta e anúncios de resultados milagrosos (alguns podem até ter conseguido algum benefício, mas devemos lembrar que nem todos vão conquistar o mesmo resultado e a verdadeira causa do problema não está sendo considerada), gostaria de lembrar que existem recursos também naturais com grande eficiência e baixo custo. É o caso do Vinagre de Maçã que, dentre outros benefícios, pode ajudar bastante na perda de peso. Os nutrientes, enzimas e ácidos orgânicos composto no vinagre de cidra da maçã age como um supressor do apetite, aumentando a sua taxa metabólica. O vinagre de maçã também é conhecido por reduzir a retenção de água , reduzir o colesterol e melhorar o sistema circulatório.
Basta ingerir de 1 a 2 colheres (sopa) diluídas em água morna, cerca de meia hora antes das refeições.
Fica então a dica e o alerta para usarem do bom senso critico quando se depararem com propagandas de produtos para o tratamento da obesidade. Devemos lembrar que um tratamento sério deve considerar outros fatores, inclusive a reeducação alimentar.

Março/2011

Devido à situação das chuvas em Teresópolis/RJ tive um início de ano tumultuado em busca de notícias e outros envolvimentos com os acontecimentos que se abateram sobre aquela cidade. Mas as postagens mensais devem seguir normalmente daqui por diante. Só tenho a agradecer a todo o povo brasileiro pela solidariedade que pode ser percebida na quantidade de donativos e na mobilização para a busca de desaparecidos e na organização de locais para os desabrigados.


Cultivando Brotos na sua Casa

Segundo os ensinamentos da medicina natural os brotos tem uma capacidade surpreendente de revigorar o nosso organismo sendo indicado em muitos casos de envelhecimento precoce, por exemplo. Os brotos são carregados de energia vital e podem ser cultivados em casa sem grande trabalho. Os que preferirem podem adquirí-los também em casas de produtos naturais e em supermecados. Hoje já não é tão difícil de serem encontrados à venda embora o preço não seja muito convidativo por ser um produto altamente perecível. Os brotos mais fáceis de serem cultivados são o de feijão, milho, alfafa e girassol. É importante lembrar que as sementes não podem conter agrotóxicos. Uma dica é comprar das sementes que são utilizadas para alimentação de aves pois. Como os agrotóxicos prejudicam a saúde destes animais, essas sementes são isentas destes.


Modo de Preparo

- Lave bem as sementes em água corrente

- Coloque-as de molho por um período de seis horas para incharem

- Retire toda a água e passe as sementes para um escorredor de arroz

- Pegue um prato e forre com papel toalha. Coloque o escorredor de arroz com as sementes sobre este prato.

- Borrife as sementes com água três vezes ao dia. Não molhe em excesso pois isso promoverá a proliferação de fungos que podem estragar as sementes.

- Coloque as sementes em um local escuro (debaixo da pia, dentro de um armário) mas não deixe em local abafado. Isso fará com que os brotos cresçam mais rapidamente.

- Quando os brotos estiverem com duas folhinhas coloque-os ao sol por meia hora. Pronto, os brotos já podem ser consumidos.

 

 

Dezembro/2010

 

Reforçando o Sistema Imunológico

Para reforçar nosso sistema imunológico vamos fazer uso de uma tintura preparada com o Alho. Isso ajuda a prevenir gripes e outros incômodos gerados pela baixa resistência do nosso organismo. Mas não se esqueça que uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção da nossa da saúde.

 

 

 

TINTURA DE ALHO

- 50 Gramas de alho

- 250 ml de Álcool de Cereais

Colocar em um vidro escuro o descascado e picado. Deixar o àlcool, tampar e deixar descansar por 15 dias. Filtrar em filtro de papel e devolver ao vidro escuro. Conservar em geladeira.

Posologia:

20 gotas junto às refeições

 

 

Novembro/2010

STRESS

 

Neste mês de novembro vamos dar uma dica para o Stress. Com a vida corrida de hoje, a poluição tanto sonora quanto visual e mesmo a poluição pelo lixo faz com o nivel de Stress possa se elevar de forma preocupante. O suco terapêutico abaixo pode ajudar no combate aos sintomas do Stress mas devemos lembrar que uma alimentação adequada, repouso e sono de qualidade além de uma carga de trabalho não excessiva são fundamentais para que a redução dos níveis do Stress.

 

Suco Terapêutico para o Stress

Ingredientes:

- 1 copo de água  

- 1 maracujá maduro

- 1 colher das de chá de ginseng

- 1 grama de geléia-real

- 1 colher das de café de pólen

- 1 colher das de café (8 g)de anis

- 1 colher das de sopa (16 g)de camomila

- 1 colher das de chá (16 g) de levedura de cerveja

- Adoçar com mel, 1 colher das de sopa

 

Modo de Preparar

Bater no Liquidificador e tomar (em seguida) um copo pela manhã.

 

 

Outubro/2010

MENOPAUSA.

A menopausa não é uma doença mas um estágio da vida da mulher onde os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona de forma gradativa, até perderem de vez a capacidade de funcionar. Como consequência a mulher deixa de menstruar.  O período que antecede a menopausa é chamado de climatério que é dividido em duas fases: pré-menopausa e pós-menopausa. Na fase que antecede a menopausa a mulher pode experimentar diversos sintomas como fogachos, alterações urogenitais, alterações de humor dentre outros.

Apesar de não ser uma doença, podem ocorrer diversas alterações na mulher que podem levar a uma série de doenças. O ideal é procurar uma acompanhamento médico e, se necessário, fazer uso de algum tratamento natural. Entretanto podemos usar alguns recursos para diminuir os sintomas tão incômodos nessa fase. O composto abaixo (que na verdade é um suco) ajuda no combate aos sintomas dessa fase de transição do período fértil para o período infértil da mulher.

 

  • Suco - Menopausa

Ingredientes:

- 1/2 inhame

- 01 colher (sopa) de polpa de Graviola

- 01 colher (sopa) de polpa de Maracujá

- 01 copo de Leite de soja (pode ser usado leite cru fervido)

- 01 colher (sopa) de mel (opcional, apenas para adoçar)

 

Modo de preparar

Bater juntos todos os ingredientes e tomar em seguida. Use um copo, duas vezes ao dia.


Telefones para contato: (27) 3032-7242  - (27) 99922-2167.  

E-mail: [email protected]   Vila Velha /ES